Na manhã desta terça-feira, 09, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria de Cultura, Juventude e Esporte realizou o cadastramento e recadastramento da Carteira Nacional dos Artesãos. A ação contou com o apoio da Coordenação Estadual de Artesanato.
O referido documento permite que o profissional participe de feiras, eventos e capacitações apoiadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além disto, as informações colhidas nos cadastros subsidiarão políticas públicas para a área, ao garantir dados atualizados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). A partir delas, poderão ser ofertadas capacitações, participações em cursos, palestras, feiras de artesanato e outras atividades voltadas para o desenvolvimento da área.
Após o cadastro, os artesãos passaram por uma prova de habilidades técnicas para comprovar a atividade artesão. Nessa prova foi preciso apresentar um produto pronto (de cada matéria prima/técnica que você utiliza) e elaborar uma peça na presença dos avaliadores, mostrando todas as fases até a finalização, podendo incluir até três peças, de acordo com os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.
“Era uma solicitação antiga dos artesãos do município e quando chegamos na pasta, a pedido do Prefeito Dr. Valberto, assumimos esse compromisso assumimos esse compromisso. Hoje, realizamos esse evento e logo atenderemos as demais solicitações da categoria. Agradeço o apoio do Secretário de Cultura, Renisson Felix e do assessor técnico de Turismo, Flávio, como também a visita de Nelma, mais conhecida como Fofa, que faz parte da Coordenação Estadual de Artesanato”, enfatizou o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Raphael Luckmamm.