Na tarde desta segunda-feira, 31 de maio, o Prefeito Valberto Lima recebeu em seu gabinete, prefeitos do Baixo São Francisco para discutir sobre a qualificação da Nutrial no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que permitirá a empresa abater gado em todos os lugares do Brasil.
A implantação do Sistema trará para o município a manutenção de dezenas de empregos diretos e a ampliação de diversos postos de trabalho. Um momento importante não só para Propriá como para todo o Baixo São Francisco, que contou com a participação e o apoio via vídeo-chamada do Deputado Federal, Fábio Mitidieri que se mostrou solícito em intermediar com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
De acordo com José Augusto, proprietário da Nutrial, a empresa tem todas as condições de ser qualificada no SISBI, entretanto, a licitação está travada a nível federal, pois o prazo dado que seria de 30 dias, ultrapassou seis meses, resultando nas demissões em massa na empresa. Na oportunidade, o presidente da Conivales, Franklin Freire convidou o empresário para participar da licitação a ser aberta pelo consórcio para aquisição de gêneros alimentícios, direcionada a 130 mil alunos dos municípios consorciados.
Atento, o Prefeito Valberto Lima mostrou confiança e otimismo na implantação do Sistema e na criação do Conselho de Desenvolvimento. “Momento histórico e bastante proveitoso, quando, aproveitando o ensejo, discutimos sobre a criação de um Conselho de Desenvolvimento do Baixo São Francisco, que visará o fortalecimento da região. No próximo mês realizaremos um encontro mais amplo para discutir essa criação”.
Estiveram presentes, os prefeitos Flávio Dias (Telha); Franklin Freire (Amparo do São Francisco); Chrystophe Divino (Canhoba); e a prefeita Layana Costa (Cedro de São João). Também participaram os secretários municipais, Luã Vieira (Gabinete-Propriá) e Ary Melo (Agricultura-Cedro).